
O Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência (Proerd) através do 13º Batalhão de Polícia Militar de Teixeira de Freitas, formou mais uma turma nesta sexta-feira, 18 de novembro.
Ao todo foram 577 proerdianos de seis escolas municipais. A formatura aconteceu no Cenarium Eventos.

O comandante do 13º BPM, tenente-coronel Sérgio Barros, o secretário de Educação do município, Daniel Santos, o secretário de Indústria e Comércio, Ailson Cruz, e outras representatividades da região participaram do evento.
O PROERD consiste num processo de aprendizado e de conscientização desenvolvido por policiais, em sala de aula, buscando afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência. Com uma filosofia social de desenvolver trabalhos de prevenção ao uso de drogas e oferecer alternativas que possibilitem a redução de outros problemas locais relacionados à segurança pública. Em Teixeira de Freitas o programa foi coordenado pelo capitão Luis Cláudio tendo como instrutora a sargento Kátia Cilene. Durante o cerimonial, houve várias apresentações musicais, coreográficas e prestação de homenagens.

O tenente-coronel Sérgio Barros disse estar muito satisfeito por mais essa contribuição da Polícia Militar para a sociedade teixeirense. “Estamos preocupado com a questão das drogas na cidade, e por isso estamos investindo em crianças, adolescentes e jovens, que são o nosso futuro. Eu tenho certeza que toda situação tem jeito e a solução é essa, trabalhar os jovens mostrando a importância de se dizer não às drogas”, disse o comandante.

O secretário de Educação, Daniel Santos, que estabeleceu uma parceria de sua Pasta com o 13º BPM, disse que este tipo de iniciativa precisa acontecer não apenas com a polícia, mas com outras instituições. “A PM tem demonstrado ser amiga da escola, orientando esses jovens fazendo toda prevenção quanto ao uso de drogas. Com certeza eles colocarão isso em prática e todo trabalho não será em vão”, declarou.
Também com a certeza de que o programa produzirá resultados positivos imediatos, está o capitão Luis Cláudio, “esses proerdianos serão nossos multiplicadores junto à sociedade. Nosso objetivo é levar o conhecimento a respeito das conseqüências maléficas que as drogas podem causar na estrutura do corpo humano. Esse já o terceiro ano que trabalhamos o programa em Teixeira de Freitas e esse ano inovamos com o intercambio que foi muito produtivo”, afirmou.
O 13º BPM formará mais 557 proerdianos ainda este ano nos municípios de Alcobaça e Caravelas.