This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

segunda-feira, outubro 31, 2011

Evento: Aluno da EMACS recebe Prêmio da ArcelorMittal

          A ArcelorMittal Bioflorestas em parceria com a secretaria de Educação, premiou na manhã desta sexta-feira, 28 de outubro, através do projeto Meio Ambiente, nove alunos da rede municipal de ensino de Teixeira de Freitas.

          A premiação dividida nas categorias, desenho e redação, ocorreu na sede da própria secretaria e contou com a participação de diversos profissionais da educação. O cerimonial também teve apresentação do projeto de música com alunos da Escola Chicon e do grupo teatral Temat.

          O prêmio ArcelorMittal completou 20 anos em 2011 e por conta disso a fundação da empresa preparou uma edição especial do projeto, destacando a sustentabilidade como foco principal de suas atividades. Mais de 8 mil escolas participam do projeto em todo país.

          Em sintonia com a mobilização da empresa e da sociedade em geral em torno do assunto, o tema escolhido, “Ideias para Sustentar o Mundo”, permitiu que a ampliação dos conteúdos escolares na medida em que os estudantes conheceram ações comprometidas com a sustentabilidade socioambiental, realizadas no Brasil e no mundo todo.

          “O objetivo é relacionar desde ações simples até inovações cientificas e tecnológicas, capazes de promover a transformação do planeta e da sociedade, tendo por base aspectos ligados à sustentabilidade, ”explicou o coordenador de processos, Alexandre Ferreira.

          Feliz com o prêmio, a aluna de 10 anos, Nayane Teófilo Lacerda, da Escola Vila Vargas, disse que não esperava alcançar a primeira colocação, “estou muito feliz, não imaginava que ficaria entre os primeiros”, declarou.

          A premiação de Nayane foi bastante festejada pela coordenação da escola, “é um motivo de muito alegria para nós do Vila Vargas saber que estamos entre as oito escolas premiadas aqui em Teixeira de Freitas”, disse a diretora Silvanete Gomes.

          O secretário de Educação Daniel Santos, destacou a importância das parcerias para consolidação de ensino de qualidade, “é de suma importância, não só este projeto, mas outras parcerias para uma educação de qualidade, iniciativas como estas despertam em nossas crianças a leitura, o cuidado com o meio ambiente, e principalmente a motivação de estudar”, comentou o secretário.

Os premiados em Teixeira de Freitas concorrerão a etapa nacional do projeto, confira a relação dos ganhadores do prêmio no município.

Premiações:

1º lugar – categoria desenho – de 3º ao 5º ano: Nayane Teófilo Lacerda (Escola Municipal Via Vargas);

1º lugar – categoria redação – do 8º ao 9ª ano: Daniela Oliveira de Souza (Escola Municipal São Geraldo);

2º lugar – categoria desenho – de 1º ao 2º ano: Luiz Henrique Mendes Santos (Escola Municipal Assembleia de Deus);

2º lugar – categoria desenho – de 3º ao 5º ano: Henrique Borges (Escola Municipal Dom Pedro II)

2º lugar – categoria desenho – de 6º ao 7º ano: Rafael Augusto da Silva Ribeiro (Escola Municipal Cooperativa);

2º lugar – categoria redação – de 8º ao 9º ano: Cínthia Regina de Faria (Escola Municipal Igualdade e Justiça);

3º lugar – categoria desenho – de 1º ao 2º ano: Luiz Gustavo dos Anjos (Escola Municipal Antônio Chicon Sobrinho);

3º lugar – categoria desenho – de 3º ao 5º ano: Luan Matos Viana (Escola Municipal Bela Vista).

3º lugar – categoria redação – de 6º ao 7º ano: Gabrielle Birindiba Souza (Escola Municipal Igualdade e Justiça).







Fonte: http://www.sulbahianews.com.br/ver.php?id=11499#

domingo, outubro 23, 2011

Notícias: EMACS aplica provas do ENEM

           Neste fim de semana, a EMACS gentilmente cedeu suas instalações para a aplicação das provas do ENEM.

           Sob a coordenação das secretárias Márcia e Rute, a equipe de colaboradores, dentre eles, professores e funcionários da escola, auxiliaram todos os candidatos a realizarem suas provas tranqüilamente.

           Infelizmente, o mau tempo prejudicou inúmeros inscritos no processo, impedindo sua chegada a tempo nos locais de provas tanto na EMACS como na região.

           É isso aí!





segunda-feira, outubro 17, 2011

Comemoração: Dia dos Professores

           Hoje a EMACS comemorou o Dia do Professor com o grupo do vespertino.

           Uma oração, depois uma mensagem de motivação seguido de sorteio de brindes entre os convidados.

           Para arrematar, um lanche muito gostoso com frutas, sucos naturais e um belo bolo de maracujá!

           Parabéns Professores!

sábado, outubro 15, 2011

Comemoração: Dia dos Professores


           Neste sábado, a EMACS ofereceu um café da manhã aos professores do matutino, como comemoração do Dia do Professor.
           É isso aí!


           Veja as fotos.

sexta-feira, outubro 14, 2011

Dia das Crianças: Passeio no Clube da OAB

           Para comemorar o Dia da Criança, as turminhas do Ensino Fundamental foram festejar lá no clube dos advogados.

           Muita brincadeira, jogos, comidas e cansaço! Que digam as professoras. Mas com certeza satisfeitas com a alegria da meninada.

           Não é a primeira vez que a EMACS leva os alunos neste clube, que sempre recebe de braços abertos não somente escolas, mas também instituições, ONGs e diversas entidades que priorizam trabalhos sociais.

           Pela gentileza de oferecer o espaço, a EMACS agradece o presidente da seção regional, Luciano Mineiro Falcão, o vice, Aelton Dantas Rainner, e ainda a secretária Helen, responsável pelo escritório da OAB de Teixeira de Freitas.

           É isso aí!

Veja as fotos:


Cotidiano: A. Zarfeg presenteia professores da EMACS

          Nesta semana, os professores da EMACS ganharam um excelente presente do poeta, cronista e jornalista A. Zarfeg.

            Foram dois livros de sua autoria, o Água Preta, que é uma espécie de reflexão poética sobre Itanhém e sua gente, que já está na segunda edição. O título desta obra, Água Preta, era o nome do povoado que, em 1958, se emancipou dando origem ao município de Itanhém. O segundo livro, Rápidos & Diretos, por sua vez, é um conjunto de ensaios, pontos de vista, crônicas, impressões, poemas, reportagens e entrevistas. 

          Segundo o próprio Zarfeg, o livro é “um mosaico de leituras e experienciazinhas de um cara sedento de descobertas, envolvendo diversas áreas, como literatura, jornalismo, filosofia, história, política, língua portuguesa e atualidades”.

          Zarfeg vem atuando na imprensa do extremo sul desde 1997, quando se tornou redator de Impacto, jornal sediado em Itanhém e editado pelo jornalista Edelvânio Pinheiro. Em seguida, entre os anos de 1999 e 2000, Zarfeg editou a Folha de Itanhém. A partir daí, já morando em Teixeira de Freitas, dedicou-se aos jornais Expressão, Cidade, Correio do Extremo Sul, dentre outros sítios virtuais.

          Paralelamente, Zarfeg vem se dedicando à literatura, publicando seus textos literários, sobretudo, em revistas eletrônicas, como Cronópios, O Caixote, Verbo 21, Famigerado e Paralelos. Textos opinativos foram publicados no Centro de Mídia Independente e nos blogs de Cláudio Humberto e Ricardo Noblat.

          Sua publicação mais recente, foi Tecelão de ditos e feitos, feito no calor da hora, que se propõe a narrar a trajetória política, comercial e familiar de STL apelido de Sady Teixeira Lisboa.

          Os professores agradecem!

Atvidade: Entrega de medalhas aos vencedores do Xadrez

           Na tarde de quinta-feira, 13/10, a professora Irene, que ministra aulas de Matemática para as turmas do 6º e 8º Anos, entregou as medalhas aos ganhadores dos torneios de xadrez.

           Durante os últimos meses, a educadora desenvolveu um projeto paralelo aos conteúdos pragmáticos, valendo-se de jogos de tabuleiros, em especial o xadrez. A proposta é incentivar os alunos a desenvolverem habilidades de raciocínio de maneira agradável e sólida, que naturalmente auxiliará na assimilação dos demais conteúdos, não só na disciplina de matemática como nas outras áreas de conhecimento.

           Parabéns.

           Veja as fotos:



Proinfo: EMACS recebe projetor multmídia do MEC

           Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação disponibiliza, por meio do FNDE, um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem.

           Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o projetor é diferente dos demais disponíveis no mercado por facilitar a interatividade.

           Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.

           O objetivo é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa. O Ministério da Educação já solicitou patente do produto.
           O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.

Evento: Alunos do vespertino assistem show de circo

 

          Na sexta-feira, 07 de outubro, os alunos do vespertino assistiram a uma apresentação circense.




          Veja as fotos.


EJA: Aula que termina com bolo.

          E o pessoal do EJA gastando talento em sala!

         Esses dias, para praticarem leituras e cálculos matemáticos, nada melhor do que uma gostosa receita de bolo.

        Farinha, leite, manteiga e uma boa dose de bom humor para fortalecer os vínculos.

           Hummmm,delícia!

Veja as fotos.



Veja o vídeo:


EJA: Quebrando a cabeça com Tangram

           A turma do EJA aproveitou bastante as aulas de matemática.
         Desta vez, eles trabalharam a criatividade com o tangram, um quebra-cabeça chinês que permite formar as mais diversas figuras com formas geométricas.
         Muito bom!

         Vejam as fotos.






O que é Tangram?


Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças, sendo 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.

Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. 

Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. 
 
Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.

Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

sábado, outubro 01, 2011

Volta as aulas.



Nesta segunda-feira, 03 de outubro, as aulas serão retomadas.

Até lá!