This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

quarta-feira, dezembro 04, 2013

NOTÍCIA: Divulgado o Calendário Escolar Municipal de 2014

A Secretaria Municipal de Educação divulgou o Calendário Municipal de 2014.

Clique na imagem abaixo para conferir.


sábado, novembro 23, 2013

VÍDEO: Ação Jurídica Voluntária: FAMÍLIA NA ESCOLA


quarta-feira, novembro 13, 2013

PROJETO: Ação Jurídica Voluntária: FAMÍLIA NA ESCOLA

A 6ª turma do curso de Direito da Faculdade Pitágoras aplicará na EMACS o projeto “Ação Jurídica Voluntária: FAMÍLIA NA ESCOLA”.

O evento acontecerá no dia 23 de Novembro, sábado, na própria escola.

Segundo os alunos trata-se de uma oportunidade de trazer mais esclarecimentos à comunidade, bem como aplicar os conhecimentos da área jurídica adquiridos durante o curso.

Neste dia, vários acadêmicos ficarão disponíveis para atender e encaminhar aos órgãos competentes os interessados em assuntos referentes à área cível, como adoção, divórcio, reconhecimento de paternidade, guarda compartilhada, tutela e curatela, pensão alimentícia entre outros.

Vale lembrar que esta ação é gratuita e será disponibilizado das 08 às 12:30h da manhã.

quinta-feira, novembro 07, 2013

EVENTO: 2º Sarau da EMACS

Hoje a tarde aconteceu o 2º Sarau da EMACS com ambiente temático de super-heróis.

Durante as atividades, alunos apresentaram trechos de peças clássicas como Romeu e Julieta de William Shakespeare e O Fantasma da Ópera de Gaston Leroux, além de poesias criadas por eles e interpretações musicais.

Como o tema foi super-heróis, não faltou inspirações para as fantasias.

Destaque para os professores Evódio, Antônio e Val que fantasiados de Zorro, Capitão Nota Baixa e Chapolim Colorado finalizaram o dia com uma divertida apresentação!

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

terça-feira, novembro 05, 2013

PASSEIO: Turma do 7º Ano B visitam viveiro de mudas nativas

O professor Evódio (Ciências) levou os alunos do 7º Ano B para conhecer o viveiro da Agroflorestal Mata Atlântica – AMA.

Lá eles foram recebidos por Edson, responsável pela produção das mais de 70 espécies de mudas de plantas nativas que são fornecidas pelo viveiro.

Os alunos conheceram as etapas de cultivos das mudas, indo das sementes até a classificação final das mudas para entrega.

O viveiro produz mudas de plantas exóticas, nativas e frutíferas, destacando açaí, laranjeira e cajá até pau-brasil e outras madeiras de lei.

Clique aqui e conheça mais sobre a Agroflorestal Mata Atlântica.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

quarta-feira, agosto 28, 2013

PASSEIO: EMACS visita o Salão de Artes Visuais

Hoje à tarde, turmas da EMACS foram visitar o Salão de Artes Visuais que está acontecendo no Galpão Cultural, centro da cidade.

Em 2013, os Salões de Artes Visuais da Bahia completam 21 anos e, pela primeira vez na história do projeto, estão sendo realizadas exposições também no interior. 

Todas as edições terão prêmios semelhantes em dinheiro, configurando a maior premiação do gênero no estado. 

Esta edição 2013 teve um recorde de inscritos: das 463 propostas apresentadas, os Salões vão expor um total de 109 obras selecionadas através de edital público, realizadas por 78 diferentes artistas.


Luciana Vasconcelos, Coordenadora da FUNCEB e organizadora dos Salões de Artes Visuais, informou que uma das razões de ter escolhido a cidade de Teixeira de Freitas para realizar o salão foi por conta da demanda da conferência territorial que aconteceu em 2011, onde artistas e a sociedade civil pediram que o salão fosse realizado aqui. “Uma iniciativa muito boa da prefeitura em parceria com a  Secretaria de Cultura em fazer a Rua da Cultura paralela ao salão, fortalecendo assim o público para visitar a exposição”, comentou Luciana.


A mostra permanecerá aberta ao público, com visitação gratuita, de até o dia 29 de setembro de segunda a domingo, das 09 às 21 horas. No dia da abertura, três obras entre as expostas serão premiadas com R$ 7 mil cada uma, escolhidas por um júri profissional. Também haverá premiações simbólicas: menções especiais e o Prêmio do Público, este concedido através do voto dos visitantes. A  mostra exibe em Teixeira de Freitas,a obra de um artista local, Gilberto Bahia.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sábado, abril 13, 2013

INFORMATIVO: Eleições Para Diretor E Vice-Diretor Acontecerá Dia 19 De Abril

Dia 19 de Abril, acontecerá na EMACS, e também em toda a rede municipal de ensino, eleições para diretor e vice-diretor das unidades de ensino.
 

Este processo é muito importante para as comunidades escolares, pois irá definir os gestores para o próximo triênio de 2013 a 2015.
Ser diretor e vice-diretor vai muito além da punição aos alunos desobedientes. São eles que representam as escolas em reuniões na Secretaria de Educação, nas comunidades, cuidando e buscando melhorias para o crescimento pedagógico a estrutura  física dos prédios.

Além de serem responsáveis pela prestação das informações aos sistemas nacionais de ensino, gerenciam os recursos financeiros, como o PDDE, que se destinam à aquisição de equipamentos necessários para a escola e incentivar projetos de ensino.

Pais, responsáveis, alunos, professores e funcionários deverão comparecer às escolas na próxima sexta-feira (19), para votar. Os postos ficarão disponíveis das 08 até as 20 horas.

segunda-feira, abril 08, 2013

ELEIÇÃO: Chapa Da Profª. Jociane E Da Profª Edna Divulga O Plano De Ação De Diretor

PLANO DE AÇÃO

Candidatas:

Direção: JOCIANE LOPES DE SOUZA MEDEIROS
Vide-direção: EDNA DOS SANTOS RODRIGUES
PLANO DE AÇÃO

JUSTIFICATIVA

Em atendimento a Lei 9394/96 e Lei nº461/2008, as quais fundamentam o decreto nº039/2009, faz-se necessário a elaboração de um Plano de Trabalho dos candidatos à Direção Escolar. Assim, de acordo com a Lei em vigência, propomos realizar uma gestão em conjunto, pois entendemos que a educação se faz numa Gestão Participativa e Democrática integrando escola, família e comunidade. Dessa forma, a participação efetiva da Comunidade Escolar: pais, professores, alunos e funcionários, permitirá que todos sejam instigados a atuarem na organização e construção do desenvolvimento, em que a avaliação será constante ferramenta de qualquer tipo de ação que vise provocar melhorias na administração dos recursos da escola, a revisão do PPP e Regimento Interno, assim como ao cumprimento às normativas em ações participativas.

Procuraremos investir em teorias e práticas de ensino que promovam a democracia, a vida, a justiça e a igualdade social. Buscaremos valorizar o saber pessoal de cada aluno acrescentando-lhes através da escola, novos saberes e valores. Procuraremos trabalhar em parceria com a comunidade transformando a escola num espaço de construção e exercício da cidadania valorizando seus aspectos físicos, humanos, sociais e culturais.

Na escola, todas as funções são de suma importância e nos dias atuais todos nós que fazemos parte de uma comunidade escolar, devemos refletir sobre nossas ações e reações causadas por elas, pois como disse o escritor “Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades os sonhos não se tornam reais”


DESAFIO

Em nosso dia-a-dia escolar, lidamos com situações diversas que desafiam nosso saber e nossa perseverança colocando em dúvida nossa capacidade de ensinar e aprender. Muitas são as alegrias e vitórias, conquistas e objetivos alcançados, porém grandes são os problemas apresentados diariamente confirmando uma realidade nacional.


Lidamos com situações que, apesar de comum no cenário nacional, nos levam a pensar em atitudes e soluções de âmbito local na intenção de construir uma comunidade melhor para todos, melhorar a qualidade do ensino e tornar a aprendizagem mais prazerosa e significativa.

Nossos principais desafios são:

• Índice de evasão escolar;
• Indisciplina;
• Falta de compromisso dos alunos com as atividades extraclasses;
• Alunos com defasagem idade/série;
• Alunos que apresentam muita dificuldade na leitura, escrita e interpretação;
• Relacionamento interpessoal;
• Pouco acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos;
• Problemas com a parte física (falta de refeitório, quadra sem cobertura e banheiros, sala de informática sem funcionamento, falta da sala de vídeo).


OBJETIVOS

A presente proposta tem como objetivo:

• Zelar pelo Patrimônio Público;
• Analisar as ações e resultados;
• Garantir o acesso e a permanência do educando na escola;
• Melhorar a qualidade do ensino aprendizagem possibilitando a todos uma educação de qualidade, melhorando assim o índice avaliativo do IDEB;
• Sensibilizar os profissionais quanto ao seu potencial, buscando novos projetos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino;
• Desenvolver e apoiar projetos e subprojetos sugeridos pelos docentes e discentes;
• Viabilizar reforço paralelo;
• Promover meios de incentivo para a participação dos pais e comunidade nas atividades da Escola;
• Despertar no aluno o gosto pelos estudos como fator de crescimento e melhoria de qualidade de vida;
• Promover a gestão financeira da escola de forma transparente e participativa, de acordo com os princípios da autonomia;
• Melhorar a convivência democrática no ambiente escolar;


METAS


• Integrar a Escola com a Comunidade;
• Incentivar o trabalho participativo de toda a equipe;
• Manter definido o foco da escola que é “aprender a aprender”;
• Incentivar a formação continuada para toda equipe escolar e comunidade em geral;
• Incentivar a participação ativa nas comemorações cívicas e sociais;
Buscar melhorias para tornar o espaço físico mais agradável;
• Fortalecer o Conselho Escolar para maior autonomia da unidade;
• Zelar pela segurança, conservação e manutenção do prédio escolar e seu mobiliário;
• Receber, informar, despachar documentos e encaminhá-los aos órgãos competentes;
• Coordenar e supervisionar os serviços da Secretaria escolar;
• Planejar ações para melhorar a qualidade física da Escola.
• Planejar o repasse do Plano de Dinheiro Direto à Escola (PDDE), junto com o corpo docente, discente e Conselho Deliberativo, bem como o cumprimento no prazo certo das prestações de contas;
• Buscar recursos para a efetivação de projetos que se fizerem necessários durante o nosso mandato;
• Apoiar o Programa Mais Educação nas ações financeiras e pedagógicas fornecendo subsídios necessários para sua permanência na escola;
• Zelar pelo Registro escolar e aplicação das normas do sistema de ensino.
• Promover estudo do PPP e do Regimento escolar.


ESTRATÉGIAS

• Organizar e administrar reuniões bimestrais;
• Promover encontros entre os funcionários para fortalecer a relação interpessoal;
• Realização de reuniões com exposições dos projetos realizados pelos professores envolvendo a comunidade;
• Promoção de grupos de estudos, palestras, debates, momentos de lazer, confraternizações com professores, alunos e funcionários;
• Realizar semestralmente palestras educativas para toda comunidade escolar;
• Trabalhar com projetos;
• Divulgação dos eventos a fim de sensibilizar quanto à importância da participação nos mesmos;
• Apresentação à comunidade escolar das normas disciplinares da escola, o calendário escolar e as decisões tomadas pelo conselho Escolar;
• Envio de projetos a órgãos públicos e privados com objetivo de envolvê-los em parcerias para melhoria do espaço físico e da aprendizagem dos alunos;
• Por meio de reuniões, estabelecer as prioridades a serem desenvolvidas, bem como através de solicitações à prefeitura e promoções, procurar manter o espaço físico sempre em boas condições;
• Organização das pastas com separação dos documentos recebidos e expedidos, elaborando, quando necessário, relatórios e atas.
• Realização de eventos para arrecadar fundos tais como: rifas, bingo, brechós e outros;
• Aplicação do dinheiro em materiais úteis para a melhoria do espaço físico e pedagógico;
• Reunião bimestral com Conselho Escolar e equipe escolar para avaliar e planejar novas promoções;
• Reuniões com os segmentos da escola para estudo e debates sobre o regimento escolar e PPP;


PARCERIAS

• Secretaria Municipal de Educação e Cultura;
• Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas;
• Comércios;
• Secretaria de Saúde;
• Comunidade Escolar;
• Guarda Municipal;
• Polícia Militar.



CRONOGRAMA

A proposta de trabalho será desenvolvida no prazo de 03 anos, tendo as ações e estratégias realizadas no decorrer do ano letivo, com avaliação e revisão semestral por toda comunidade escolar, para verificar a eficácia das estratégias e se todos os objetivos e metas foram alcançados.



RESPONSÁVEIS

Equipe gestora da Escola contando com o apoio dos funcionários, alunos e comunidade escolar, SEMEC e Prefeitura Municipal.
AVALIAÇÃO

Será contínua, através da participação da comunidade escolar e por meio da análise dos resultados alcançados a partir das ações propostas.

A Escola Municipal Antonio Chicon Sobrinho tem como objetivo proporcionar uma aprendizagem prazerosa e significativa aos alunos, reforçando o trabalho com projetos norteadores de posicionamentos autônomos e críticos dos estudantes no processo de aprendizagem deles. Tais projetos, a serem desenvolvidos, serão discutidos em conjunto com os envolvidos, pois a liberdade e flexibilidade são fatores de relevância no desenvolvimento dos projetos, não deixando de observar o interesse e aprendizagem dos alunos nos mesmos.

Neste contexto faz-se prioridade o planejar e avaliar, contando sempre com o apoio da coordenação, professores, alunos e direção para realização e divulgação dos mesmos. Como salientou Freire “... aprender é uma aventura criadora, (...) é construir, reconstruir, constatar para mudar...”.

Em consonância com Santos “... participação: uma base afetiva, onde se participa por sentir prazer na realização de coisas, numa interação com os outros, e uma base instrumental, visto que fazer coisas em interação com os outros é muito mais eficiente e eficaz que fazê-las sozinho.”.

Neste sentido, este documento não está pronto, é sujeito a reformulações, reavaliações, uma vez que nossa realidade também pode ser transformada dia após dia e como priorizaremos a Gestão Participativa e Democrática esta participação ainda está por vir, pois onde há participação, existe compromisso de todos.

sexta-feira, março 08, 2013

COMEMORAÇÃO: Dia da Mulher

Hoje, Dia da Mulher, os alunos do 9º Ano prepararam uma homenagem para as mulheres da EMACS!













- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

segunda-feira, março 04, 2013

CURSO: Fundação Telefônica Vivo oferece curso online para educadores sobre o combate ao trabalho infantil

Iniciativa tem como objetivo contribuir para a efetivação da Lei Federal 11.525, que incluiu conteúdos que tratem dos direitos de crianças e adolescentes no currículo do ensino fundamental

A Fundação Telefônica Vivo, através da Rede Promenino, oferece mais uma edição do Curso Online “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. 

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Ministério Público do Trabalho e com a gestão executiva do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor – CEATS, da Fundação Instituto de Administração (FIA), tem como objetivo contribuir para a efetivação da Lei Federal 11.525, que incluiu, no currículo do ensino fundamental, conteúdos que tratem dos direitos de crianças e adolescentes, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O curso, totalmente online, é oferecido aos educadores de ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. O foco da capacitação é informar, formar e mobilizar educadores, alunos e comunidades para que atuem no combate ao trabalho infantil, tanto em ações diretas, quanto na formação de uma cultura de direitos em que o trabalho infantil não seja aceito como natural e positivo.

Com três meses de duração e 60 horas de carga horária, o curso conta com vídeo aulas gravadas por grandes especialistas em direitos e deveres de crianças e adolescentes, parte deles, inclusive, redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

A formação se inicia em 02 de abril e termina em 24 de junho de 2013. 
 
As inscrições poderão ser feitas através do site  http://ecti2.fundacaotelefonica.com/users/new?code=6296565343311&cat=65 (para Secretarias Estaduais) e  http://ecti2.fundacaotelefonica.com/users/new?code=2178578960709&cat=78 (para Secretarias municipais) até o dia 21 de março. 

Aqueles que completarem os seis módulos do curso receberão certificado emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios. Serão necessárias, em média, quatro horas semanais de dedicação ao curso e as vagas são limitadas. 

Mais informações: www.promenino.org.br/ecti

Informações de Gabriela Maciel

sexta-feira, março 01, 2013

REUNIÃO: EMACS Realiza Reunião De Pais E Mestres

Nesta semana a EMACS organizou reuniões com os pais e responsáveis dos alunos.

Estes encontros reiteram a necessidade do trabalho conjunto entre Escola e Família, promovendo uma educação mais sólida para os estudantes.
 

Na oportunidade, a Direção explicou as regras, direitos e deveres dos alunos e família no ambiente escolar.



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

NOTÍCIA: EMACS Inicia As Atividades Escolares De 2013

Nesta semana, funcionários e professores da EMACS iniciaram a Jornada Pedagógica na unidade.

O objetivo é pontuar e avaliar as ações já executadas e ainda preparar as que serão aplicadas na escola.

Em um dos encontros, a psicopedagoga e psicanalista Valdice Gomes, tratou dos assuntos que prejudicam o bom andamento das questões escolares, e junto com os professores, destacou a importância da presença da família na Escola.

Valdice Gomes, além de trabalhar  no município, atua no Colégio Militar e na Unidade Prisional de Teixeira de Freitas.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Em 2013, algumas mudanças esperam os alunos.

A coordenadora Luana Macena dividirá as atividades pedagógicas do II Segmento com Andreia Sousa.


A nova coordenadora colaborou até 2012 na Secretaria de Educação, atuando nas áreas de gestão de sistemas da rede, e vem somar com suas experiências a nossa equipe!

Incluindo ainda a presença das professoras Jociane e Mônica que irão lecionar  nos anos finais.

Sejam bem-vindas.

sábado, fevereiro 02, 2013

CONCURSO: Alunos Da Rede Municipal Participam De Concurso “Minha Cidade, Meu Slogan”

O prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco, lançou durante a Jornada Pedagógica o concurso “Minha cidade, meu slogan”.

Segundo o prefeito, a ideia é que o slogan da administração seja escrito pelas crianças do ensino fundamental da rede municipal. 


O concurso terá quatro etapas, sendo que na primeira serão eleitos os melhores de cada escola, depois os dez melhores, seguindo para a seleção via Facebook e por último, a escolha da administração. 

Os autores dos cinco slogans finalistas serão premiados.

“Nenhum prefeito consegue organizar o município sozinho”, disse João Bosco, justificando a criação do concurso que vai fazer com que os teixeirenses se sintam responsáveis pela cidade. 

Fonte:
http://noticiaagora.net.br/blog/?p=3685

EVENTO: Lançamento Do Projeto Jornada Pedagógica Entrelaça Cultura E Educação

Apresentações, lançamento, palestra e novidades na largada do projeto “Jornada Pedagógica”.
A abertura foi realizada na quadra do Jacarandá Country Club, na noite da última sexta-feira (01).

Na cerimônia estavam presentes funcionários da rede municipal além da nova secretária de Educação, Isabel Cristina e o prefeito, João Bosco.

Logo no começo, as crianças do Espaço Cultural da Paz realizaram apresentações encantando a  platéia com as “Flautas da Paz”.
A secretária anunciou que foram abertas mais de 400 vagas para atender à todos os alunos, pois, como afirmara anteriormente, nenhuma criança ficará sem vaga.

Mencionou ainda o projeto piloto da Escola em Tempo Integral. Isabel Cristina explicou como foi de grande valia a visita à unidade similar no município de Trancoso, acontecida no último dia 30, e informou que a previsão para início das atividades é para março.
O Espaço Cultural da Paz, em sua última apresentação, encenou o poema “O Operário em Construção”, de Vinícius de Moraes.

No final, a professora Maria Mavanier, uma das fundadoras do campus da Universidade Estadual da Bahia, em Teixeira de Freitas, destacou a importância de todos, sobretudo dos formadores de opinião, assumirem sua co-responsabilidade para com o seu próximo, ratificando a preocupação de, mais que ensinar, valorizar e cuidar do humano de cada ser. 

Fonte (adaptado): 
Ascom PMTF
http://noticiaagora.net.br/blog/?p=3617

quarta-feira, janeiro 23, 2013

AVISO: Ano Letivo Da Rede Municipal De Ensino Terá Início Dia 18 De Fevereiro

A rede municipal de educação em Teixeira de Freitas já tem calendário letivo para 2013.

As datas foram aprovadas na última terça-feira (22/01) em uma reunião entre membros da Secretaria de Educação, as comissões da pasta, do Conselho Municipal de Educação e da  APLB.

Na audiência, estabeleceram que em 1° de Fevereiro terminará o recesso dos professores. Entre os dias 04 e 07 de Fevereiro acontecerá a semana de estudo nas escolas – Jornada Pedagógica.

Já no dia 05 de Fevereiro os grupos se reunirão em encontro coletivo no Cenarium Eventos, às 19h.

O calendário ainda prevê o recesso de Carnaval de 08 a 17 de Fevereiro e o início das aulas para o dia 18 do mês que vem.

Veja o novo Calendário:
 Clique na imagem para ampliar.

Fonte: http://noticiaagora.net.br/blog/?p=3089