This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

domingo, outubro 31, 2010

13º BPM realiza solenidade de formatura do PROERD

http://www.liberdadenews.com.br/images/stories/_thumbs/ac.jpgO 13º Batalhão da Polícia Militar, sob o comando do Tenente Coronel Antônio Barbosa Neto, realizou nesta sexta feira, 29 de outubro, a solenidade de formatura de Conclusão das atividades do PROERD -  Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O evento aconteceu no Colégio Municipal Vila Vargas, e contou com a presença de alunos das quatro escolas participantes, pais e vários militares da corporação.

http://www.liberdadenews.com.br/images/stories/_thumbs/ac%202.jpgA composição da mesa foi formada pelo Cel. Antônio Barbosa Neto, comandante do 13º BPM de Teixeira de Freitas, Cap. Eduardo Barbosa, comandante da 44ª CIA de Medeiros Neto e a  Cap. Kelly Ravany, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, bem como da  diretora Silvanete Souto, representando as demais diretoras das escolas que participaram do projeto, além de Eduardo Almeida, que representou  o Secretário de Educação do Município.
 
 
A solenidade contou ainda com a entrega de prêmios para as melhores redações, premiando o primeiro, o segundo e o terceiro colocado de cada escola.
http://www.liberdadenews.com.br/images/stories/_thumbs/aa.jpg 
Após a entrega dos prêmios, a estudante Cíntia Regina Farias fez o juramento, acompanhada de todos os formandos.

Em entrevista ao site Liberdade News, o Coronel Antônio Barbosa Neto falou sobre o projeto e suas expectativas.
Cel. Antônio Barbosa - O PROERD é um programa de origem Norte-Americana e é realizado pela Policia Militar do Estado da Bahia, e por todas as Policias Militares do Brasil. Como o próprio nome diz ele é um programa de educação e resistência às drogas e à violência. E está destinado a atender nossas crianças e adolescentes visando exatamente fornecer aquelas notícias relativas às drogas, os malefícios que ela traz quanto a saúde física, saúde mental e também a saúde social. Porque uma vez usuário de drogas, normalmente a pessoa adquire hábitos anti-sociais, inclusive prejudicando a própria família, não só em termos de ocorrências policiais mais também dilapidando o próprio patrimônio para aquisição e o uso das drogas. Esse programa tem a finalidade de esclarecer esse lado maléfico das drogas já que os traficantes, os aliciadores,  usam um linguajar querendo mostrar o lado prazeroso do uso da droga.  Nós trabalhamos  mostrando essa questão de uma possibilidade de prazer no primeiro momento, mas com certeza de malefícios irreversíveis que ocorre no segundo momento.

Liberdade News - Teixeira de Freitas recentemente estava em uma triste estatística da ONU como um dos piores lugares para jovens viverem devido as  drogas.  O senhor acredita que eventos desse tipo, de conscientização, chamando a população, as crianças, principalmente as famílias pode contribuir para diminuir este triste índice?
Cel. Antônio Barbosa  - Com certeza. Eu acho que o caminho que mostramos para reverter essa situação é o caminho da educação, do esclarecimento e da participação comunitária social de todos. Não sendo exclusivamente dos organismos de defesa social, mas da comunidade como um todo. Porque somente através da educação, do esclarecimento, do entendimento do que é a droga, dos malefícios que ela causa, como ela pode ser introduzida na nossa comunidade, na nossa família na nossa casa, é que nos vamos criar um mecanismo que permita combater esse mal do século.

Liberdade News - Quantas crianças, ou jovens participaram desse curso?

Cel. Antônio Barbosa  - Aqui em Teixeira de Freitas no primeiro semestre, foram  formados 378 alunos de quatro escolas municipais.

Liberdade News - Este é um projeto que o senhor pretende expandir levando aos demais municípios da região, proporcionando integração e trazendo essa conscientização  para os jovens?

Cel. Antônio Barbosa  - Com certeza. Uma vez que este projeto já existiu aqui em Teixeira de Freitas,  nós retomamos ano passado no segundo semestre.  No primeiro semestre de 2010  expandimos para Mucuri e Nova Viçosa. E agora no segundo semestre abrangeremos todos os municípios viáveis às possibilidades do batalhão com a realização do PROERD ncomo os municípios Caravelas e Alcobaça.
Por: Viviane Moreira

Notícia retirada (adaptada) do sítio de internet: http://www.liberdadenews.com.br

sábado, outubro 30, 2010

Informativo

Olá turma, blogueiros, orkuteiros e curiosos de plantão!

Foram postadas mais imagens dos eventos da nossa escola.

A visita à Bahia Sul Celulose, o passeio à sede da Associação de Moradores das URBIS, o desfile de 07 de Setembro, Dia dos Pais, entre outros!

As fotos estão na página Álbuns do Blog.

Olhem e copiem a vontade!

Não esqueçam que blog é um espaço para troca de idéias entre quem faz e quem lê.

Por isso, não deixem de comentar os tópicos, ou mesmo votar na qualidade de cada postagem. Não é necessário ser membro de outras comunidades, basta assinar com seu nome.

Foi colocado ainda um Mural de Recados, no lado direito da tela, para que você mande suas idéias para todo mundo!

Você pode também frequentar o canal do EMACS no e assistir vídeos interessantes e das atividades da escola.

Participe.

Humor: Educação à Distância

Aluno Repórter: André de Oliveira


André de Oliveira
Nesta semana, Raquel, Luan e Silândia, foram conhecer uma quadra de tênis. E lá, bateram um papo com André de Oliveira.

André explicou as regras, falou dos benefícios do esporte e até deu umas dicas para os meninos mandarem bem no tênis.

Hoje, ele é professor de tênis. Mas tem formação técnica em agrpecuária pela EMARC, além de estudar o terceiro semestre de
Educação Física na faculdade Pitágoras.

Já morou nos Estados Unidos, e jogou vólei por onze anos na liga nacional americana, a GEVA-USA. Além disso, já foi lavador de pratos, entregador de pizza e caminhoneiro na terra do Tio Sam.

É!

Nosso amigo já fez muitas coisas na vida.

Vamos assistir o vídeo, e conhecer este esporte que tomou conta da terra do futebol?






Guga
Blog - André, essa idéia de trazer o tênis para Teixeira de Freitas, de onde veio?

André - Meu irmão já era formado em educação física, e nós sempre gostamos de esporte. Jogamos voleibol por muitos anos. Essa idéia surgiu quando o Guga passou a ser o nosso herói. Daí decidimos construir uma quadra de tênis, que era uma coisa que não tinha na cidade. E como ele (o irmão) já era formado, estava apto a dar aulas de tênis, passando a buscar alguns cursos no país, se capacitando para ministrar aulas do esporte.

Então, em 2003, nós abrimos a quadra e começamos a captar alunos. Principalmente crianças, para poder disseminar o esporte e aproveitar todo o desenvolvimento que o tênis estava proporcionando. E a idéia foi aceita pela comunidade, e hoje a gente tem recebido uma resposta muito boa.

Futebol de rua
Blog - Mas o tênis encontra dificuldade para se expandir, em comparação com o futebol ou o basquete?

André Sim. Encontra por que muitas pessoas acabam tendo a concepção de que o tênis ainda é um esporte elitizado, não sendo acessível a todos.

Porém, o esporte existe no país a mais de 100 anos, mas com uma população muito grande, 190 milhões de habitantes, onde tem muitos campos de futebol, usando apenas uma bola, um campinho, podendo ser jogado em qualquer lugar, no barro, grama ou no sintético, fica muito difícil para as pessoas espalharem a prática do tênis. Eu acho que tem mais que conhecer.

Blog - Mas o tênis traz benefícios para a saúde como os outros esportes?

André O tênis traz benefícios sim. Levando em conta que é uma atividade de muita movimentação, onde você corre, sendo considerado, hoje, um esporte anaeróbico.

Mas quando ele é jogado com bastante intensidade passa a ser um esporte aeróbico. No tênis é aplicada muita força física, e dependendo da quantidade de vezes que é jogado por semana, pode até perder peso, aumentando a força muscular.

Para as pessoas que buscam o emagrecimento, o tênis é muito bom, pois não causa aquela dor intensa.

E o mais importante, envolve todas as classes sociais, e tanto traz benefícios para as crianças, pelo fato de manter a coordenação motora, pois estão em fase de crescimento, como para os adultos, prevenindo alguma doença.

Então o tênis é um esporte que faz muito bem para a saúde.

Criança jogando tênis
Blog – Com que idade uma pessoa pode começar a praticar tênis André?

André Olha, nós temos hoje na escola 7 alunos com três anos de idade. Então essa idade seria o mínimo para exigir um requisito básico. Não necessariamente eles vão jogar, mas começam a fazer o trabalho de coordenação motora, através dos golpes básicos, como “bater na direita”, ou “bater na esquerda”.

Portanto 3 anos é uma idade aceitável para que a criança já conheça alguns movimentos e tenha uma mentalidade boa para começar a praticar o esporte.

Blog – E os acessórios para começar a praticar o esporte, são muito difíceis de conseguir?
Raquete e bola de tênis

André No passado, o acessório principal, a raquete, era sim considerada cara. Mas hoje com a disseminação do esporte, com várias lojas dedicadas, as raquetes de tênis passaram a ser de fácil acessibilidade para qualquer pessoa.

Depois vem o calçado, que pode ser um tênis comum, não podendo ter cravas como a chuteira. Shorts, em geral com bolsos. Camisa leve, bolas de tênis, que estão ficando baratas e de alta durabilidade, podendo durar até seis meses, com o devido cuidado.

Já a quadra de tênis pode ser improvisada. Possibilitando ser jogado em qualquer lugar, inclusive na rua. Onde tem travinha de futebol, pode-se arranjar uma quadra de tênis.

Até os acessórios que falamos podem ser improvisados também. É questão de força de vontade! Como existe a criatividade no futebol ou no vôlei, existe a criatividade no tênis. As pessoas precisam entender isso.

Blog – André, como funcionam as regras do esporte?

André O tênis é um esporte como outro qualquer. Para quem nunca viu, vai ter uma certa dificuldade para entender.

No tênis existem algumas normas que chamamos de regras básicas. Ao trocar a bola com o adversário, ela não pode bater duas vezes no chão, pois é considerada uma irregularidade. Quando você assiste a um jogo na televisão, logo percebe que existe essa quantidade de quiques: deu dois quiques no chão é ponto do adversário. Precisa rebater a bola antes que ela caia no chão na segunda vez.

Existe ainda uma área limite, um quadrado, e trocando bola com seu adversário, durante um jogo individual, se deixar a bola cair fora da linha delimitada, perde.

Comparando com o vôlei, onde pode sacar em qualquer lugar nas quatro linhas, no tênis existe uma área específica de saque. Sacou fora desse lugar, você tem direito a outro saque. Sacou fora outra vez, perdeu ponto.

No tênis não tem limite de tempo, como no futebol que são 90 minutos. A partida começa mas não tem hora para acabar.

Existem outras regras específicas, mas essas seriam as regras básicas para quem quiser iniciar.

Blog – E a prática do esporte pode melhorar a aprendizagem da pessoa na escola, por exemplo?

André Sim, o tênis é um esporte que exige alta concentração. Eu comparo muito com o xadrez. Pois utiliza tática e técnica, exigindo da criança, do adulto e até do sênior, certo grau de capacidade, de concentração e de aprendizado. E o praticante leva isso para o cotidiano.

Daí o tênis tem essa característica fundamental, sendo um esporte individual onde você apresenta o seu jogo, estuda o jogo do adversário, e nesses intervalos vai construindo sua técnica.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Evento: Dia Internacional da Animação

Na noite desta quinta-feira, 28, Teixeira de Freitas participou do circuito de mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.

Pela segunda vez, nossa cidade interage com um evento cultural que acontece no mundo desde 28 de outubro de 1892, onde Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris.  Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

Em 2010 foram inscritos 73 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos 51 países membros da ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação). 

Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional, aconteceram várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecederam o evento como mostras infantis, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições.



Imagens da apresentação no telão, com direito a pipoca!

 Os filmes apresentados  no Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas foram:

MOSTRA NACIONAL
Tromba Trem - O estrangeiro – Dir. Zé Brandão
2D digital – 11min15seg – 2009 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Um elefante perde a memória ao cair do céu em
pleno cerrado brasileiro, onde encontra uma tamanduá
vegetariana e uma colônia de cupins que acreditam ser de
outro planeta. Todos juntos embarcam num trem a vapor.


tromba_trem
O Acaso e a Borboleta – Dir. Tiago Américo e
Fernanda Correa
Rotoscopia – 4min04seg – 2009 – Curitiba – PR

Sinopse: A beleza do vôo da borboleta talvez resida em
sua aleatoriedade. Ora  apresenta ser errático, sem
destino. Ora parece ser dotado de objetivos incompreensíveis à racionalidade humana. Assim voam as borboletas. Assim caminham os homens.


acaso_e_borboleta
Doce Ballet – Dir. Lina Fridman e Maira Fridman
Stop motion – 3min42seg – 2010 – São Paulo – SP

Sinopse: Quando menos se espera, objetos na sala criam
vida e comidas se harmonizam em um delicioso ballet.


doce_ballet
Quando as cores somem – Dir. Luciano Lagares
2D/3D – 15min – 2009 - São Paulo – SP

Sinopse: Laila percebe que as cores de suas pinturas se
modificam quando ficam no escuro. O problema é resolvido
com uma simples explicação feita por um cego que sugere
a menina que use a imaginação ao ficar no escuro.

Quando_as_cores_somem
Bonequinha do Papai – Dir. Luciana Eguti e Paulo
Muppet

2D Digital – 4min36seg – 2010 – São Paulo – SP

Sinopse: Um videoclipe retrô-futurista, em preto e branco, sobre uma bonequinha  andróide e seus amigos tecnológicos. Criado para música “Bonequinha do papai” da banda “ Pequeno Cidadão”.


Bonequinha_do_Papai
Musicaixa – Dir. Jackson Abacatu
2D/Recorte digital – 2min – 2010 – Belo Horizonte – MG

Sinopse: Uma caixa de música e sua proliferação de sons.

Musicaixa
Dias de Sol – Dir. Luciano Lagares
2D – 1min – 2005 - São Paulo – SP


Sinopse: Em dias de sol a vida rotineira parece ser mais confortável. Basta uma simples chuva de verão para por fim à rotina e transformar tudo num enorme desconforto. Inspirado pelos desenhos do filho, o inventor aproveita para exercer seu ofício, criando os guarda-chuvas de acordo com a  personalidade de cada cliente.


Dias_de_Sol
Como comer um elefante – Dir. Jansen Raveira
2D – 5min57seg – 2008 – Niterói – RJ


Sinopse: A experiência traumatizante de uma aspirante a Miss que não consegue ler “O Pequeno Príncipe”.


Como_comer_um_elefante
Voltage – Dir. Felippe Lyra e William Paiva
Animação Tradicional / 2D / 3D / Rotoscopia – 4min15seg
– 2008 – Olinda – PE

Sinopse:
Assim como  sintetizadores moduladores, as
pessoas se conectam entre si para atingir vários objetivos. Em Voltage, robôs meio-humanos e meio sintetizadores, movidos por doses cavalares de energia se conectam num transe elétrico e caótico.


Voltage
O Divino, De Repente – Dir. Fábio Yamaji
Stop motion/2D /rotoscopia/pixilation – 6min20seg –
2009 - São Paulo – SP

Sinopse: Documentário animado com ficção experimental sobre Ubiraci Crispim de Freitas, um brasileiro comum conhecido por Divino. Trata-se de um filme contado em palavras, cantado em repentes e legendado em desenho animado.

O_DIVINO_DE_REPENTE




Eu queria ser um monstro - Dir. Marão
Stop Motion/Lápis no papel- 8min- Rio de Janeiro - RJ

Sinopse: Cotidiano de uma criança com bronquite.

eu_queria_ser_um_monstro_peq

 MOSTRA INTERNACIONAL 

Voa Voa num Prédio de Lisboa – Dir. Joana Toste
desenho sobre papel - 3min – 2009 - Portugal

Sinopse: É lógico que é fácil viver num mundo com lógica, usando logicamente a lógica.

Voa_Voa_num_Predio_de_Lisboa
Pássaros – Dir. Filipe Abranches
desenho sobre papel – 7min -2009 - Portugal

Sinopse: A desventura de uma velha mulher obcecada com
pássaros e do seu filho, que pensa poder voar.

passaros
Diário de uma Inspectora do Livro de Recordes – Dir.
Tiago Albuquerque

Flash – 11min38seg – 2009 - Portugal

Sinopse: Quadros da vida de uma mulher responsável pela
verificação dos recordes do Livro do Guinness.

Diario_Inspectora_Recordes
Kensho – Dir. Daniel Kang
2D/3D – 3min57seg min – 2009 - EUA

Sinopse: Um poema visual que começa como um dia normal na
vida de uma jovem, mas termina em catarse espiritual. Traduzindo para a mente o "verdadeiro eu" ou a "verdade", “Kensho” descreve experiências de iluminação súbita ou breve
no Zen Budismo.

Kensho
Zsa Zsa Zsu – Dir. Tromarama
Stop-Motion – 4 min42seg – 2007 - Indonésia

Sinopse: curta de animação em stop-motion com botões de
roupas.

Zsa_Zsa_Zsu
The Tale of How – Dir.The Blackheart Gang
3D – 4min31seg – 2006 – África do Sul

Sinopse:
Uma viagem fantástica sobre a criação da vida.

The_Tale_of_How
Grandma Lo'A Lo'A (Hajja Lolo) - Dir. Hussain Nemr
2D – 2min39seg – 2006 - Egito

Sinopse: Vovó Lo'A Lo'A está empenhada em sobreviver à
relação tumultuada entre um cão e um gato. Será que ela
vai conseguir?

Hajja_Lolo
HM HM – Dir. Mohamed Ghazala
2D – 2min17seg – 2005 - Egito

Sinopse:
O que acontece quando um cliente não quer pagar a conta pela comida que comeu?

Hm_Hm
Hide & Seek - Dir. Sherif Abbas
2D - 2min26seg – 2007 - Egito

Sinopse:
Um pequeno garoto se esconde de quem está à procura dele, mas será tudo em vão?


Hide_Seek
Ooga Booga Samba Mamba – Dir. Vaibhav Kumaresh
3D – 3min50’seg – 2007 - Índia

Sinopse:
curta animado sobre esportes no tempo dos “homens das cavernas”.

Ooga_Booga




 Alguns destes vídeos estão no canal do YouTube do EMACS.
Clique aqui e assista!

Vinheta Promocional do Dia Internacional da Animação



domingo, outubro 24, 2010

Aprenda a Fazer a Bandeira de Teixeira




Como desenhar a bandeira

Você vai aprender a fazer uma bandeira de um metro e cinco centímetros de largura, por um metro e meio de comprimento.

As medidas no desenho são de um para 10, ou seja, dez por cento do tamanho real.

Primeiro, faça um retângulo nas seguintes proporções: largura de dez centímetros e um milímetro e comprimento de quatorze centímetros e meio.

Segundo, marque as linhas imaginárias, horizontal “A” e vertical “B”, que dividem o retângulo no meio.

Agora, desenhe uma faixa de um centímetro e um milímetro de largura no retângulo, acompanhando acima da linha horizontal “A”. A largura da faixa é dez por cento da largura da bandeira.

O brasão deve ser colocado no canto superior esquerdo, e tem largura de um terço da bandeira. O lado direito do brasão deve estar junto à linha vertical “B”.

Acima do brasão, até o limite da bandeira, deve haver uma área branca da mesma largura da faixa azul que cruza a bandeira.

Para desenhar o brasão, faça um quadrado.

Faça duas diagonais no quadrado, A e B. Marque os pontos, C e D.

Centre o compasso no ponto, D, com abertura do raio até, C, e faça um semi-círculo na parte inferior do quadrado.

Para desenhar as faixas azul, branca e vermelha, acompanhe por baixo, a diagonal, B. A largura da faixa é de um terço da largura do brasão.

As cores da bandeira obedecem a seguinte proporção na largura da faixa.

Azul é trinta por cento – 30%.
Branco é dez por cento – 10%.
Vermelho é sessenta por cento  – 60%.

Para desenhar o sol, o compasso deve ser centrado no ponto C, a abertura do raio deve ser a largura da faixa.

Os raios do sol são em número de sete distribuídos simetricamente a partir do ponto A.


Para localizar as duas cruzes de Malta, trace uma linha paralela E acompanhado a faixa do escudo.

A distância entre elas será a largura da faixa azul.

Os pontos de intersecção criados F e G serão utilizados como canto superior esquerdo dos dois quadrados que darão forma as cruzes de Malta. O lado de cada quadrado será igual a metade da largura da faixa do escudo.

Para desenhar a cruz de Malta, faça um quadrado, cruze duas diagonais imaginárias, recorte cada canto numa forma elíptica.

Teixeira de Freitas: A Bandeira da Cidade


Bandeira de Teixeira de Freitas
O simbolismo contido na bandeira da cidade representa sua formação.

A faixa azul que atravessa a bandeira no sentido horizontal representa o rio Itanhém, tão importante para os pioneiros que aqui chegaram.

As duas cruzes de Malta que estão posicionados no canto inferior direito do brasão representam as cidades de Alcobaça e Caravelas, que de origem portuguesa, deram origem a Teixeira de Freitas.

As faixas vermelha, azul e branca significa a rodovia BR 101, tão importante para o desenvolvimento de Teixeira de Freitas e tem as cores do estado da Bahia.

A cidade nasceu à beira dessa rodovia.

O sol que surge do outro lado das linhas representa o novo município.

E finalmente o branco que dá fundo a bandeira, representa a paz.

A bandeira da cidade foi criada por Antonio Carlos de Brito em 1985, a pedido do então prefeito, Timóteo Alves de Brito junto com a Câmara dos Vereadores.

Foi aprovada por unanimidade pelos vereadores no dia 07 de setembro de 1986 e foi oficialmente hasteada pelo então presidente da Câmara, José Sérgio Figueiredo.

Clique aqui, e apreda a fazer a bandeira.




Abraços!

sexta-feira, outubro 22, 2010

Humor: 15 de Outubro - Dia do professor

Ação: Programa Educacional de Resistência às Drogas

Começa neste mês de outubro, no EMACS, a aplicação do PROERD, que, acompanhando circuito nacional, vai abordar com algumas turmas da escola, o tema drogas. O que são, como são, seus efeitos e principalmente como evitar o uso indevido.

Em Teixeira de Freitas, o projeto é dirigido pelo 13º Batalhão da Polícia Militar da Bahia.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983.

No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Conta com três currículos, sendo o primeiro para o 5º ano do ensino fundamental, o segundo para o 7º ano do ensino fundamental e o terceiro para pais e Responsáveis.

Possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão. 

Veja mais:

1º Campeonato de Futebol do EMACS

Vem aí a 1ª Copa Intercolegial de Futsal!

O torneio que terá a participação de adolescentes das escolas municipais Antônio Chicon, João Mendonça, Solidariedade e São Lourenço.

Os jogos serão iniciados no dia 29 de outubro de 2010, na escola Antonio Chicon.

Para participarem, os times pagarão a taxa de R$ 20,00 (vinte reais). A taxa é única para cada equipe, e servirá para custear os prêmios distribuídos.

A premiação será, para o time vencedor, um troféu e medalhas. Já para o vice-campeão, medalhas.

Cada nível será premiado separadamente.

Cada escola poderá enviar dois times, sendo a categoria Nível 1 apenas para alunos de 10 a 13 anos, e a categoria de Nível 2, para os alunos de 13 a 16 anos de idade.

Os jogos acontecerão na quadras das escolas Antonio Chicon, João Mendonça e Solidariedade, decididos por sorteios.

Os dois primeiros jogos serão entre as escolas Antônio Chicon e São Lourenço no Nível 1 e no Nível 2.

Participe!

Evento: 1º Festival de Música e Dança das Escolas Municipais de Teixeira de Freitas



O EMACS, participará do 1º Festival de Música e Dança das Escolas Municipais de Teixeira de Freitas, fazendo uma pré-seleção dos alunos artistas no dia 28 de outubro, quinta-feira, para o turno vespertino.

O 1º Festival de Música e Dança das Escolas Municipais é um evento realizado em Teixeira de Freitas, Bahia, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e tem como objetivo, estimular a produção artística entre os estudantes e promover uma interação entre eles. O Festival também busca diversas produções artísticas, além de democratizar o acesso à cultura.

Poderão participar estudantes em qualquer nível de escolaridade do Ensino Fundamental e EJA, vinculados a qualquer Instituição de Ensino municipal.

O Festival será realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2010 (sexta-feira e sábado), a partir das 19h, na Praça da Bíblia, sendo dia 19 de novembro dedicado ao Festival de Dança e a escolha do Mister e Miss Beleza, ficando para o dia 20, o Festival de Música.

As apresentações serão avaliadas por uma comissão de 5 jurados, e deverão ter a duração máxima de dez minutos.

As exposições de dança e música passarão por uma pré-seleção realizada na Secretaria Municipal de Educação, onde somente dez de cada categoria serão classificados.

As unidades escolares poderão se inscrever em qualquer categoria.

Na categoria de Dança, cada apresentação em palco contará com até dez componentes, e serão cronometradas, e não poderão ter animais vivos, água, fogo ou objetos perigosos. Bem como serão proibido o semi-nu e formas indecentes.

Para a avaliação, a criatividade, desempenho, coreografia, ritmo, harmonia, figurino e postura de palco justificarão as escolhas dos jurados.

Já na categoria de Música, deverão se inscrever apenas músicas inéditas, precisando ser entregue uma cópia do áudio ou vídeo da performance em CD ou DVD. Os músicos selecionados contarão com uma banda para realizar os ensaios para a apresentação. E os intérpretes serão permitidos no máximo, número de cinco.

Para o quesito Música serão avaliados a afinação, ritmo, interpretação, criatividade e postura cênica.

A premiação será na Dança e na Música, R$ 500,00 (quinhentos reais) para o primeiro lugar, R$ 300,00 (trezentos reais) no segundo lugar e R$ 200,00 (duzentos reais) para o terceiro lugar.

A premiação do desfile, Mister e Miss, será de R$ 150 (cento e cinqüenta reais) para o vencedor.

Junte os amigos, procure a direção de sua escola e participe deste trabalho!