sábado, outubro 30, 2010

Aluno Repórter: André de Oliveira


André de Oliveira
Nesta semana, Raquel, Luan e Silândia, foram conhecer uma quadra de tênis. E lá, bateram um papo com André de Oliveira.

André explicou as regras, falou dos benefícios do esporte e até deu umas dicas para os meninos mandarem bem no tênis.

Hoje, ele é professor de tênis. Mas tem formação técnica em agrpecuária pela EMARC, além de estudar o terceiro semestre de
Educação Física na faculdade Pitágoras.

Já morou nos Estados Unidos, e jogou vólei por onze anos na liga nacional americana, a GEVA-USA. Além disso, já foi lavador de pratos, entregador de pizza e caminhoneiro na terra do Tio Sam.

É!

Nosso amigo já fez muitas coisas na vida.

Vamos assistir o vídeo, e conhecer este esporte que tomou conta da terra do futebol?






Guga
Blog - André, essa idéia de trazer o tênis para Teixeira de Freitas, de onde veio?

André - Meu irmão já era formado em educação física, e nós sempre gostamos de esporte. Jogamos voleibol por muitos anos. Essa idéia surgiu quando o Guga passou a ser o nosso herói. Daí decidimos construir uma quadra de tênis, que era uma coisa que não tinha na cidade. E como ele (o irmão) já era formado, estava apto a dar aulas de tênis, passando a buscar alguns cursos no país, se capacitando para ministrar aulas do esporte.

Então, em 2003, nós abrimos a quadra e começamos a captar alunos. Principalmente crianças, para poder disseminar o esporte e aproveitar todo o desenvolvimento que o tênis estava proporcionando. E a idéia foi aceita pela comunidade, e hoje a gente tem recebido uma resposta muito boa.

Futebol de rua
Blog - Mas o tênis encontra dificuldade para se expandir, em comparação com o futebol ou o basquete?

André Sim. Encontra por que muitas pessoas acabam tendo a concepção de que o tênis ainda é um esporte elitizado, não sendo acessível a todos.

Porém, o esporte existe no país a mais de 100 anos, mas com uma população muito grande, 190 milhões de habitantes, onde tem muitos campos de futebol, usando apenas uma bola, um campinho, podendo ser jogado em qualquer lugar, no barro, grama ou no sintético, fica muito difícil para as pessoas espalharem a prática do tênis. Eu acho que tem mais que conhecer.

Blog - Mas o tênis traz benefícios para a saúde como os outros esportes?

André O tênis traz benefícios sim. Levando em conta que é uma atividade de muita movimentação, onde você corre, sendo considerado, hoje, um esporte anaeróbico.

Mas quando ele é jogado com bastante intensidade passa a ser um esporte aeróbico. No tênis é aplicada muita força física, e dependendo da quantidade de vezes que é jogado por semana, pode até perder peso, aumentando a força muscular.

Para as pessoas que buscam o emagrecimento, o tênis é muito bom, pois não causa aquela dor intensa.

E o mais importante, envolve todas as classes sociais, e tanto traz benefícios para as crianças, pelo fato de manter a coordenação motora, pois estão em fase de crescimento, como para os adultos, prevenindo alguma doença.

Então o tênis é um esporte que faz muito bem para a saúde.

Criança jogando tênis
Blog – Com que idade uma pessoa pode começar a praticar tênis André?

André Olha, nós temos hoje na escola 7 alunos com três anos de idade. Então essa idade seria o mínimo para exigir um requisito básico. Não necessariamente eles vão jogar, mas começam a fazer o trabalho de coordenação motora, através dos golpes básicos, como “bater na direita”, ou “bater na esquerda”.

Portanto 3 anos é uma idade aceitável para que a criança já conheça alguns movimentos e tenha uma mentalidade boa para começar a praticar o esporte.

Blog – E os acessórios para começar a praticar o esporte, são muito difíceis de conseguir?
Raquete e bola de tênis

André No passado, o acessório principal, a raquete, era sim considerada cara. Mas hoje com a disseminação do esporte, com várias lojas dedicadas, as raquetes de tênis passaram a ser de fácil acessibilidade para qualquer pessoa.

Depois vem o calçado, que pode ser um tênis comum, não podendo ter cravas como a chuteira. Shorts, em geral com bolsos. Camisa leve, bolas de tênis, que estão ficando baratas e de alta durabilidade, podendo durar até seis meses, com o devido cuidado.

Já a quadra de tênis pode ser improvisada. Possibilitando ser jogado em qualquer lugar, inclusive na rua. Onde tem travinha de futebol, pode-se arranjar uma quadra de tênis.

Até os acessórios que falamos podem ser improvisados também. É questão de força de vontade! Como existe a criatividade no futebol ou no vôlei, existe a criatividade no tênis. As pessoas precisam entender isso.

Blog – André, como funcionam as regras do esporte?

André O tênis é um esporte como outro qualquer. Para quem nunca viu, vai ter uma certa dificuldade para entender.

No tênis existem algumas normas que chamamos de regras básicas. Ao trocar a bola com o adversário, ela não pode bater duas vezes no chão, pois é considerada uma irregularidade. Quando você assiste a um jogo na televisão, logo percebe que existe essa quantidade de quiques: deu dois quiques no chão é ponto do adversário. Precisa rebater a bola antes que ela caia no chão na segunda vez.

Existe ainda uma área limite, um quadrado, e trocando bola com seu adversário, durante um jogo individual, se deixar a bola cair fora da linha delimitada, perde.

Comparando com o vôlei, onde pode sacar em qualquer lugar nas quatro linhas, no tênis existe uma área específica de saque. Sacou fora desse lugar, você tem direito a outro saque. Sacou fora outra vez, perdeu ponto.

No tênis não tem limite de tempo, como no futebol que são 90 minutos. A partida começa mas não tem hora para acabar.

Existem outras regras específicas, mas essas seriam as regras básicas para quem quiser iniciar.

Blog – E a prática do esporte pode melhorar a aprendizagem da pessoa na escola, por exemplo?

André Sim, o tênis é um esporte que exige alta concentração. Eu comparo muito com o xadrez. Pois utiliza tática e técnica, exigindo da criança, do adulto e até do sênior, certo grau de capacidade, de concentração e de aprendizado. E o praticante leva isso para o cotidiano.

Daí o tênis tem essa característica fundamental, sendo um esporte individual onde você apresenta o seu jogo, estuda o jogo do adversário, e nesses intervalos vai construindo sua técnica.

0 Comentários:

Postar um comentário

Comente este tópico!