This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, abril 26, 2011

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia lança cartilha sobre bullying

Bullying:
Isso não é brincadeira!


Com o objetivo de informar a pais, professores e cidadãos o TJBA publicou uma cartilha sobre bullying (violência física ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender).

A cartilha é uma edição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e traz orientações para pais e educadores sobre como tratar o problema, hoje muito comum, sobretudo, nas escolas.

O material é de autoria da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva e tem um formato didático com perguntas e respostas que ajudam a identificar e tratar o problema. A psiquiatra também é autora do livro "Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas".

A cartilha sobre bullying faz parte do projeto Justiça na Escola, criado pelo CNJ e adotado pelo TJBA, que tem como objetivo aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes.

O Justiça na Escola é promovido pela Coordenadoria de Infância e Juventude do TJBA.

Para ter acesso a cartilha, é muito fácil. Basta clicar no link abaixo. O arquivo da cartilha está em PDF, pesa 11 megabytes e pode ser impresso por pais, professores e cidadãos em geral.

quarta-feira, abril 20, 2011

Comemoração: Páscoa


Emacs promove ceia de Páscoa entre alunos e corpo escolar.

Hoje, 20 de abril, a EMACS comemorou a Páscoa com os alunos e o corpo escolar.

Professores Val e Edssandra
De manhã, a programação foi voltada para as crianças do primário. 

Já à tarde, os alunos do ginásio ouviram uma mensagem especial de um convidado que falou sobre a Páscoa e seus significados  originais.

No final, todos cantaram e saborearam uma mesa bonita e gostosa promovida pela professora de Artes, Edssandra.

Veja mais fotos da festa:







Saiba mais:

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
 
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.

Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

EMACS dá início aos preparativos do Conselho Escolar.

Direção da EMACS faz a chamada pública à comunidade para participar da formação do Conselho Escolar.


Nesta terça-feira, 18 de abril, aconteceu no pátio da EMACS uma assembléia geral entre pais, alunos, funcionários da escola e pessoas da comunidade para tratarem de assuntos pertinentes à educação, bem como tomarem conhecimento do início do processo de eleição do Colegiado Escolar que acontecerá nos próximos dias.

O foco destas reuniões, tendo em vista que deverá acontecer outras, é a participação ativa da comunidade, representada pelos pais e responsáveis dos estudantes, nos processos educacionais que ocorrem na escola, discutindo ações, projetos, metas e outros temas relacionados ao ensino.

Ontem, a pauta foi conselho escolar, e cabe à direção fazer a chamada pública de todos os grupos para tratarem do processo eletivo, que deverá prosseguir de maneira democrática e transparente.

Entre outras coisas, o conselho participa da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. 

Trata ainda das funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão positiva nas escolas públicas.


*           *          *
Saiba mais:

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem como objetivos:

- ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas;
- apoiar a implantação e o fortalecimento de conselhos escolares;
- instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de conselhos escolares;
- promover em parceria com os sistemas de ensino a capacitação de conselheiros escolares;
- estimular a integração entre os conselhos escolares;
- apoiar os conselhos escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade;
- promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas, para a garantia da qualidade da educação.

Parceiros

A execução do programa é de responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), por intermédio da Coordenação-Geral de Sistemas (CGS) do Departamento de  Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional (DFIGE). O programa conta com a participação de organismos nacionais e internacionais em um grupo de trabalho constituído para discutir, analisar e propor medidas para sua implementação.

Participam do Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares:

- Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
- Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
- Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
- Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Capacitação

Várias estratégias são utilizadas para a qualificara atuação dos  conselheiros escolares, entre elas:

Encontros presenciais de formação para técnicos e dirigentes das secretarias municipais e estaduais da educação e para conselheiros escolares.

- curso a distancia para a capacitação de conselheiros escolares, técnicos e dirigentes das secretarias de educação, que atuam como multiplicadores na formação de conselheiros.
- Parcerias entre as secretarias municipais e estaduais da educação e o Ministério da Educação, para a realização de cursos de capacitação de conselheiros escolares, utilizando o material didático produzido especificamente para o programa.
- Encontro Nacional de Formação dos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação responsáveis pela implementação e o fortalecimento do Conselho Escolar, com o objetivo de capacitar, trocar experiências, na garantia da gestão democrática da escola.

Outras informações, acesse http://portal.mec.gov.br

quarta-feira, abril 13, 2011

Brasil: MEC dará bolsas de mestrado a professores da educação básica

Professores receberão bolsas Capes para cursar mestrado profissional a distância.

Fernando Haddad
Professores da educação básica que lecionam em escolas públicas receberão bolsas para realizar cursos de mestrado profissional a distância. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante cerimônia no Palácio do Planalto nno dia 21 de março.

A iniciativa foi formalizada por meio da Portaria nº 289 do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta terça-feira, 22 e faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”.

As bolsas serão concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e destinada a professores da rede pública da educação básica, regularmente matriculados em cursos de mestrado profissional ofertados pelas instituições de ensino superior, devidamente aprovados pela Capes na modalidade de educação a distância via Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Chamada de Bolsa de Formação Continuada, o fomento aos professores exige dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de pelo menos cinco anos após a conclusão do mestrado. O não cumprimento pelo aluno-bolsista do compromisso implicará na devolução dos valores aplicados.

A iniciativa leva em conta a importância da formação em nível de mestrado para a qualificação de professores vinculados ao ensino de matemática, ciências e outras áreas das licenciaturas nas escolas públicas. Além disso, reconhece que os salários dos professores da rede pública da educação básica são, em geral, insuficientes para a manutenção como alunos de um programa de mestrado, com necessidades específicas de aquisição de material escolar, livros, transporte e outras inerentes às demandas da pós-graduação.

A bolsas de formação continuada deverão ser implementadas no mês de março de cada ano e ter vigência máxima de 24 meses. O professor selecionado para receber a bolsa poderá acumular a sua bolsa de formação concedida pela Capes com o salário pago pela escola da rede pública da educação básica a que estiver efetivamente vinculado.

O regulamento também prevê que a bolsa de formação continuada poderá ser concedida, a critério da Capes, a professores da educação básica matriculados em cursos de mestrado profissional ofertados na modalidade presencial, pois se baseia em situações específicas do interesse do Estado.



Confira a entrevista do Ministro Fernando Haddad sobre o tema:



-------------
Fonte:

sábado, abril 09, 2011

Higiene: Boca saudável


Na manhã de quinta-feira (17/03), as turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental matutino, receberam a visita da dentista Betânia.

De maneira simples e divertida, a criançada aprendeu as regras básicas de higiene bucal, através do uso contínuo do fio dental da escova de dente.

No final todos receberam um kit de higiene.

Para a dentista, as crianças transformam-se em multiplicadores em suas casas, não só falando como praticando os bons hábitos, alcançando um maior resultado de prevenção de doenças relacionadas à boca.

É isso aí! 

Veja mais fotos:


Escola: Reuniões de Pais e Mestres


No início do mês de março, o EMACS promoveu reuniões de Pais e Mestres dos alunos do vespertino.

A proposta dos encontros era a aproximação da Família e a Escola, oportunizando que os professores divulgassem as propostas pedagógicas de suas disciplinas, bem como, os pais falassem quais os resultados esperados da escola em relação aos seus filhos.

Um pouco diferente das anteriores estas reuniões, de uma turma por vez, iniciavam-se com uma dinâmica simples, através de leitura de textos motivacionais e depois abria espaço aos pais e responsáveis para falarem sobre seus filhos, utilizando desenhos ou frases. E assim, todos poderiam conhecer mais uns aos outros e mostrar aos docentes perfis diferentes daqueles que os alunos expõem em sala de aula.

Segundo a diretora, Irineia Nery, esta nova proposta sugerida pela coordenadora Luana Macena abriu novos horizontes para o trabalho pedagógico da escola. Pois evita os diálogos negativos sobre as posturas dos filhos na presença de outros pais e proporciona a divulgação de idéias entre as duas frentes de educação: família e escola.

Veja mais fotos:




Ação: Alunos do 6º Ano visitam o Lar dos Idosos São Francisco de Assis


Nesta semana, Cida e Val, professores de Geografia e História deram uma aula de cidadania!

Juntos com a turma do 6º Ano, visitaram o Lar dos Idosos São Francisco de Assis.

A proposta da visita era reconhecer as transformações ocorridas nas paisagens urbanas e naturais de nossa região, bem como aprender mais sobre a história da cidade e das vidas dos personagens que ajudaram a edificar tudo isso que conhecemos.

Assim, nada mais justo perguntar para quem vivenciou e até mesmo colaborou para que essas mudanças acontecessem.

A criançada depois de se apresentarem à turma experiente, realizaram entrevistas, tiraram fotos e anotaram tudo que foi dito.

E é claro que os vovôs e vovós encheram-se de alegria em ver tanta gente animada com muitos abraços e afetividade dos jovens.


No final do encontro, os alunos agradeceram a oportunidade de ouvir boas histórias e deixaram uma lembrança com os meninos da terceira idade para marcarem a visita.







Veja as fotos:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -






- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -