Professores receberão bolsas Capes para cursar mestrado profissional a distância.
![]() |
Fernando Haddad |
A iniciativa foi formalizada por meio da Portaria nº 289 do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta terça-feira, 22 e faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”.
As bolsas serão concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e destinada a professores da rede pública da educação básica, regularmente matriculados em cursos de mestrado profissional ofertados pelas instituições de ensino superior, devidamente aprovados pela Capes na modalidade de educação a distância via Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A iniciativa leva em conta a importância da formação em nível de mestrado para a qualificação de professores vinculados ao ensino de matemática, ciências e outras áreas das licenciaturas nas escolas públicas. Além disso, reconhece que os salários dos professores da rede pública da educação básica são, em geral, insuficientes para a manutenção como alunos de um programa de mestrado, com necessidades específicas de aquisição de material escolar, livros, transporte e outras inerentes às demandas da pós-graduação.
A bolsas de formação continuada deverão ser implementadas no mês de março de cada ano e ter vigência máxima de 24 meses. O professor selecionado para receber a bolsa poderá acumular a sua bolsa de formação concedida pela Capes com o salário pago pela escola da rede pública da educação básica a que estiver efetivamente vinculado.

O regulamento também prevê que a bolsa de formação continuada poderá ser concedida, a critério da Capes, a professores da educação básica matriculados em cursos de mestrado profissional ofertados na modalidade presencial, pois se baseia em situações específicas do interesse do Estado.
Confira a entrevista do Ministro Fernando Haddad sobre o tema:
-------------
Fonte:
0 Comentários:
Postar um comentário
Comente este tópico!