This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

domingo, novembro 28, 2010

Ação: Curso do PROERD começa no Antônio Chicon

No dia 18 deste mês, os alunos do 7º Ano do EMACS começaram o curso do PROERD.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas, PROERD, é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983.

No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Conta com três currículos, sendo o primeiro para o 5º ano do ensino fundamental, o segundo para o 7º ano do ensino fundamental e o terceiro para pais e Responsáveis.

Possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.
 
Nesta quinta-feira, 25, houve o segundo encontro, e a Sgt. Katia Cilene trabalhou com os alunos o capítulo que trata sobre os efeitos colaterais que as drogas causam no organismo, e os locais mais afetados pelo consumo indevido das substâncias.

Na oportunidade, os estudantes conheceram alguns elementos que fazem parte do consumo de drogas, como cachimbos de madeira, feitos artesanalmente e apreendidos em operações policiais na cidade.

Foi mostrado ainda alguns exemplos de entorpecentes, como a maconha e a cocaína, tudo devidamente embalado e sob extremo cuidado da orientadora do programa.

Esse contato ajuda o adolescente a identificar os produtos ilegais, bem como, poder evitá-los e, dependendo da situação, percebendo que algo está errado avisar a alguém de confiaça para que tome providências.

No final, os alunos ensaiaram a música tema do PROERD, com direito a coreografia!

Veja o vídeo dos alunos cantando a Música do PROERD.


Veja as fotos do encontro!


sábado, novembro 27, 2010

Humor: Filme em 3D

Tropa de Elite x Realidade na cidade do Rio de Janeiro

sexta-feira, novembro 26, 2010

Natureza: Top 10: Animais estranhos e raros

Top 10: Animais estranhos e raros

Saiba mais sobre alguns dos bichos esquisitos que ainda estão vivos entre nós

O site The List Universe fez uma lista de animais com aparência bem estranha. Todos os membros desta seleção ainda vivem entre nós, mas muitos deles estão ameaçados de extinção.

A maioria corre perigo devido ao desmatamento que acaba com o habitat natural dos bichos. Outros animais estão correndo o risco de serem exterminados da Terra justamente por sua aparência incomum que atrai colecionadores, como é o caso do número 2. Veja a lista abaixo:

10. Proteus anguinus 

  Divulgação 
É um anfíbio cego muito comum em águas subterrâneas de cavernas no sul da Europa. Vive exclusivamente em lugares sem luz, é também conhecido pelos habitantes da região como peixe humano por causa da cor de sua pele. Apesar dos olhos atrofiados, seu olfato e audição são muito desenvolvidos.

9. Tremoctopus violaceus 
 
Editora Globo
Também conhecido como polvo de véu, a fêmea desta espécie é 40.000 vezes mais pesada do que o macho. Enquanto ela mede até dois metros de comprimento, ele chega aos míseros 2,4 cm. A fêmea costuma estender seu véu quando ameaçada para parecer maior e mais assustadora do que já é.

8. Centrolenidae

Editora Globo
As rãs desta família são caracterizadas pela pele quase transparente. Vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul. Também conhecida como rã de vidro, quase todos os seus órgãos são aparentes.

7. Psychrolutes marcidus

Editora Globo
O blobfish, ou o peixe mais feio do mundo, é raramente encontrado vivo. Habitante das águas profundas do mar da Austrália e Tasmânia, tem consistência gelatinosa e densidade levemente menor que a da água, assim é quase levado por ela e usa pouco seus músculos flácidos.

6. Archaeidae

Editora Globo
Uma família de aranhas com que só come outras aranhas. A forma estranha, composta por pescoço e pinças alongadas ajuda na caçada. Conhecidas como aranhas assassinas ou pelicanos, são encontradas na Austrália, Madagascar e África do Sul.

5. Sternoptychidae
 
Editora Globo
Esta família de peixe habita quase todos os oceanos, menos os de água mais gelada. Como proteus e blobfish, também vive em ambientes escuros. Conta com órgãos produtores de luz dos lados para enganar predadores.

4. Kiwa hirsuta
 
Editora Globo
Este caranguejo peludo é coberto, na verdade por cerdas semelhantes às de camarões. Ele usa suas cerdas para filtrar a água ao seu redor. Cego e incolor, também vive na escuridão.

3. Phycodurus eques 
 
Editora Globo
Este dragão marinho é um peixe que vive disfarçado de alga. Vive na Austrália flutuando em águas superficiais. Por ser muito camuflado, caça por emboscada. Atualmente encontra-se ameaçado. 

2. Uroplatus phantasticus
 
Editora Globo
Mais conhecida como lagartixa satânica com cauda de folha, a espécie acima é natural da ilha de Madagascar. Mas, como vários animais da região, corre risco de ser extinta por causa da destruição de seu habitat e caça feita por colecionadores. A lagartixa usa sua aparência para camuflagem e, apesar do olhar satânico, só se alimenta de insetos.

1. Hemeroplanes cartepillar


Editora Globo
Parece, mas não é cobra. Trata-se de uma lagarta pouco conhecida e dificilmente avistada que vive nas florestas úmidas do México e América Central. Normalmente ela n”ao tem essa aparência assustadora, mas, quando é ameaçada, ganha as cores e o formato de uma cobra. Além de mimetizar cores, olhos e o formato da cobra, a lagarta simula ataques – inofensivos, já que ela não é venenosa. Esta lagarta fantasiada de cobra está muito ameaçada de extinção por causa do desmatamento. 



Fonte:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI165050-17770,00-TOP+ANIMAIS+ESTRANHOS+E+RAROS.html

domingo, novembro 21, 2010

Humor: Tempo na cidade



Fonte:
http://amarildocharge.wordpress.com/

sexta-feira, novembro 19, 2010

Mundo: Médicos costuram mão de garota na perna para futuro transplante

Menina que teve mão decepada só se recuperou após ficar três meses com órgão preso à perna

Mão enxertada na perna de Ming L.
 A chinesa Ming Li, de nove anos, caminhava para a escola quando teve sua mão esquerda decepada ao ser atropelada por um trator. Os médicos chineses acreditaram que a mão poderia ser salva, mas o braço estava muito machucado para que o implante fosse feito com sucesso. Para que os tecidos da mão não morressem, os médicos enxertaram o órgão em uma das pernas da garota.

A mão de Ming Li só foi implantada de volta em seu braço três meses após o acidente, quando os médicos avaliaram o tecido não sofreria rejeição por causa do ferimento.

Ming Li em recuperação.
O médico Hou Jianxi, porta-voz do hospital de Zhengzhou, local do acidente, afirma que o transplante da mão de volta para o braço foi bem sucedido. "Quando ela chegou ao hospital, a mão estava completamente fora de seu braço. Era muito assustador", disse ele, em entrevista ao jornal Zhoukou Evening Post.

Segundo o médico, citado em reportagem do Orange News, ela já consegue mexer o pulso e o sangue voltou a circular normalmente no braço e na mão. "Com a terapia e mais algumas cirurgias de reparação, Ming Li será capaz de fazer a maioria das atividades sem problemas", disse Jianxi.




Fonte:
http://web.orange.co.uk/article/quirkies/Girls_hand_grafted_onto_her_leg
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI188699-17770,00-MEDICOS+ENXERTAM+MAO+DE+GAROTA+NA+PERNA+PARA+FUTURO+TRANSPLANTE.html

quarta-feira, novembro 17, 2010

Comportamento: Troca de fotos na internet põe adolescentes em risco


Mania entre os jovens, o ‘sexting’, ou envio de imagens íntimas pela rede, pode ganhar divulgação fora de controle.
 
Perigo de enviar fotos pelo celular
 Caiu na rede, é pânico! A mania adolescente de se fotografar em poses sensuais, nus ou seminus, e enviar essas fotos pelo celular para namorado ou postá-las em sites de relacionamento é uma perigosa realidade para quem frequenta o território virtual: 17% dos jovens brasileiros admitem que já praticaram o ‘sexting’ — fusão das palavras em inglês ‘sex’ (sexo) e ‘texting’ (envio de mensagem pelo celular).

Origem de crimes que vão de constrangimento a prostituição e pedofilia, a fotografia íntima nem sempre fica restrita ao destinatário original — 44% dos adolescentes americanos, onde a moda começou, admitem que é comum compartilhar mensagens sexuais de texto ou foto com outros além do destinatário.

Longe da vigilância dos pais, o ‘sexting’ está nas escolas, nas LAN houses e até em casa. Pesquisas apontam que as famílias não impõem limite ao uso da Internet pelos filhos e pouco sabem da vida virtual da prole: 36% dizem que os filhos não têm amigo virtual, mas 79% dos jovens revelam que têm ao menos um. Alunas do 1º ano do Ensino Médio na rede estadual do Rio, B., T. e I., todas de 16 anos, aderiram à mania do ‘sexting’. Postaram fotos sensuais e seminuas por celular e no Orkut, e os pais nem sonham com as iniciativas. “Meu pai confia muito em mim. Se ele soubesse...”, imagina B.

No ano passado, os pais da americana Jessica Logane, 18 anos, conheceram de forma trágica os efeitos nocivos dessa ‘moda’. Depois de se fotografar nua e presentear o namorado com a foto pelo celular, a menina passou a ser chamada de ‘vagabunda’ na escola quando o relacionamento acabou e o garoto espalhou as imagens. Ela se enforcou, e os pais lutam hoje por leis que punam o ‘sexting’.
Exposição indevida do corpo.
No Brasil, vídeos e fotografias da intimidade alheia se tornam sucesso na web. Para ostentar ou por vingança, os receptores das imagens as divulgam. Há dois anos e meio, no município paranaense de Maringá, a jornalista Rose Leonel, 38, se deparou na Internet com vídeo e fotos suas feitas pelo ex-namorado em momentos íntimos. No site, onde era identificada como prostituta, ainda estavam seus números de telefone. Após perder emprego e ser infernizada por ‘clientes’ até do exterior, ganhou indenização de só R$ 3 mil na Justiça. Mas não se viu livre da exposição.

No Rio, dois adolescentes acusados de produzir e exibir na Internet imagens de uma menor tendo relações sexuais com um deles, em 2005, chegaram a ficar internados no Instituto Padre Severino, para infratores. Para preservar a menina, a família mudou de estado.

Segundo Rodrigo Nejm, entre os motivos do ‘sexting’, está a competitividade natural da adolescência potencializada pelo momento em que os limites entre público e privado não estão claros. “A intenção do jovem é se destacar na multidão. Ele quer mostrar que é melhor, mais bonito, que não é um qualquer”.
*          *          *

PROIBIR NÃO EDUCA
As tecnologias mais avançadas para proteger crianças e adolescentes em qualquer espaço continuam sendo diálogo e orientação. Espionar tudo o que fazem não são boas saídas, pois ferem a privacidade e fragilizam a confiança.

APRENDA COM SEUS FILHOS
Se não sabe usar a Internet, aprenda com seus filhos. Você entenderá o que fazem, com quem conversam e o que divulgam e terá oportunidade de ensiná-los a tomar cuidado.

NOVAS DICAS
No lugar das velhas dicas para não receber doce nem carona de estranhos, os pais devem alertar os filhos para não divulgarem dados pessoais, não aceitarem convites de amigos virtuais nem receberem arquivos de estranhos.

FILTROS
Programas de filtro de conteúdo ajudam, mas o diálogo é responsabilidade dos pais. Os programas podem funcionar bem em casa, mas e na LAN house ou na casa do colega?

DESCONFIAR
Ensine que não podemos acreditar em tudo, nem em todos. Como em todos lugares, há pessoas mal-intencionadas e mentirosas.




Fonte (adaptado):
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/9/troca_de_fotos_na_internet_poe_adolescentes_em_risco_36091.html
Autor:Daniela Dariano - Rio de Janeiro | www.odia.terra.com.br

1000 Visualizações no Blog!

 
 Parabéns!
1000 visualizações!
O blog foi criado em 03 de Outubro de 2010, e já teve mil acessos!

domingo, novembro 14, 2010

Comportamento: Avaliação escrita

Na semana passada, o programa Salto Para o Futuro, transmitido pela TV Escola, apresentou a série Avaliação: Um tema polêmico.

Mostrando escolas, conversando com vários professores de níveis diferentes, o documentário abordou os prós e os contras do sistema de avaliação mais usado nas salas de aulas do país. 

http://www.ppea.cefetcampos.br/campus/uned-cabo-frio/fotos-uned/alunos-do-campus/DSC01950.JPG/image_previewExpôs ainda, escolas e cidades que modificaram suas formas de analizar a aprendizagem dos alunos, dando atenção a outras capacidades ou mesmo continuando com a avaliação escrita mas estendendo o prazo da “prova” para ciclos maiores.

Todavia, o modo padrão de avaliação escrita foi sempre comentado pelos operadores da educação. Uns defendendo, outros atacando.

Pois é muito presente a necessidade de avaliar também as competências dos alunos que não estão abordadas nas disciplinas do quadro, como por exemplo, uma pessoa tem um dom de cantar, mas sempre tira notas ruins em Matemática, são focos destas polêmicas.

Para saber mais à respeito desse assunto, clique aqui e veja a matéria escrita do documentário.

Agora você, aluno ou professor, ou ainda que já tenha concluído a fase escolar, acredita que os métodos utilizados para avaliação são os melhores?

Participe da enquete do Blog dando sua opinião, votando no Quadro Enquete ao lado ou ainda escrevendo no Mural de Recados.

sábado, novembro 13, 2010

Evento: Taiana Carega participa do Festival Internacional de Música do Descobrimento


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-PtWxbwun_Qg-STsfNIvWKo8cWAVRzT2nH1l2BYAvWOFp5nkrcufgYeNpH6VQtUOaWjwLnZJP0sqvPJSuKUTIwNy3UId6GceKxpYsJwE0rFJAmNriljM2j5kZeggvoCnjSL8pwvpmXjVS/s1600/IMG_6361.JPG
Taiana
Este é o segundo ano consecutivo que a cantora participa do Festival, sendo a única mulher classificada desta edição.

No ano passado Taiana concorreu com uma música de sua autoria, “Inocência”, no estilo pop. Este ano, ela interpretará um samba-bossa do compositor, regente e músico soteropolitano Cassius Cardoso.

O evento acontecerá em Porto Seguro neste sábado e domingo, 13 e 14 de novembro, na Passarela do Álcool, em caráter competitivo aberto a todos os gêneros musicais e ao público.
 
Taiana Carega canta desde os 18 anos em eventos e ambientes musicais em Teixeira de Freitas e região. Gravou seu primeiro disco em 2009 intitulado Coisa & Tal e desde lá demonstra muita flexibilidade musical.

No segundo semestre deste ano lançou um projeto no qual só canta samba. O repertório traz Martinália, Alcione, Beth Carvalho, Roberta Sá, Maria Rita, músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, além de outros artistas do samba e da bossa.

A cantora relata: “Me apaixonei pelo samba no disco Samba Meu da Maria Rita, lançado em  2008. Mas foi em Janeiro deste ano, quando estive em Salvador, que decidi montar uma banda  de samba”.
Neste ano, Tai, conta com o apoio cultural de três empresas locais. A Escola de Música Villa Lobos, onde vem aprimorando sua técnica vocal e sensibilizando-se ainda mais para a arte de cantar. A Academia Maromba, essencial para manter o corpo preparado e a mente saudável, com aulas de circuito para aumentar a resistência, e jazz para melhorar sua performance de palco, e  ainda a Nativa Produtos Naturais que fornece suplementos alimentares, repositores de energia e alimentação saudável.
http://c3.ac-images.myspacecdn.com/images02/91/l_e9ff417cced54881a9824c83d9230a6e.jpg
Final da apresentação do Festival de 2009

A cantora está feliz e acredita que "todo momento na vida é importante, saber valorizar é melhor ainda, tudo em seu tempo, para dar grandes passos, é preciso antes dar passos pequenos e certos. E este é mais um passo que estou dando na minha imensa caminhada musical.

Boa sorte no Festival!


Veja um vídeo de Taiana Carega:




Para conhecer mais sobre Taiana, acesse: 

My Space: http://www.myspace.com/taicarega

 






Twitter: @taianacarega



Fonte:

sexta-feira, novembro 12, 2010

Sociedade: Escreveu não leu, o pau comeu


É!

Para quem não gosta de estudar, um bom exemplo vem aparecendo na televisão nos últimos dias.

Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca, que calou muitos especialistas políticos nas eleições do mês passado, acumulando mais de 1 milhão e trezentos mil votos, está passando maus bocados.

Acusado pelo Sr. Mauricio Antonio Ribeiro Lopes, promotor do Ministério Público Eleitoral de ser analfabeto de pai e mãe, nesta semana Tiririca leu o bê-a-bá para o Juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.

Na quinta-feira, foi teve de escrever um trecho do livro Tribunal Regional Eleitoral, uma retrospectiva, além de ler e interpretar duas notícias publicadas num jornal, mas o desempenho não deixou o promotor satisfeito:

Professor Raimundo (Chico Anísio)
 - Em situações análogas, o Tribunal Superior Eleitoral considerou que seria alfabetizado quem acertasse 30% de um teste. Eu não vi 30% de acerto no ditado. Não encontrei isso - disse o promotor: - De dez vocábulos que escreveu, ele errou nove.

Bem, se ele tivesse participado mais das aulas na Escolinha do Professor Raimundo, nada disso teria acontecido!



Fonte
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/11/12/tiririca-deve-ser-submetido-novos-testes-de-alfabetizacao-923018266.asp