As alunas Raquel e Maria Cristina foram conhecer o Colégio Luis Eduardo Magalhães, Colem, da cidade de Teixeira de Freitas, e lá bateram um papo com o vice-diretor, profº Jairo Avelar sobre cursos técnicos e as opções para os estudantes que irão concluir o 9º Ano em dezembro.

Jairo – A proposta do ensino técnico é direcionar para as questões técnicas. Apesar de trabalharmos com o ensino médio integrado ao ensino técnico, algumas disciplinas técnicas prevalecem sobre as disciplinas do ensino comum. Os conteúdos são pensados para que o aluno tenha a vivência do ensino regular, mas principalmente a vivência voltada para os conteúdos ensinados nas disciplinas técnicas.
Blog - O estudante que possuir o curso técnico ajuda na hora de conseguir um emprego?
Jairo – Sim. Quando nós pensamos no ensino técnico para a escola, foi um trabalho bem elaborado. Primeiro foram feitas pesquisas na cidade, e descobrimos que tinha uma lacuna entre o ensino médio e o fim da universidade. Nesse espaço de quatro ou cinco anos, o aluno ficava sem formação. Ele terminava o ensino médio e esperava mais alguns anos para ter o ensino superior.
Portanto essa lacuna preenchida pelo ensino técnico dá condições para o aluno prover o pagamento de uma possível faculdade, pois no técnico já prevê o direcionamento para o mercado de trabalho. O Colem tem o propósito de, pelo menos 60% dos alunos, concluírem o curso com emprego garantido.
Atualmente a escola oferece o curso de Enfermagem e Informática no estilo pós-médio. Ou seja, quem tem o ensino médio completo cursa apenas dois anos, com as disciplinas específicas de cada curso.
É oferecido ainda o ensino médio regular, para os alunos do 9º ano. Nesse caso, farão quatro anos de curso, e para essa modalidade, apresentamos o curso de Enfermagem, Informática, Controle Ambiental e Açúcar e Álcool.
Os cursos do pós-médio funcionam à noite, pois geralmente os alunos já trabalham durante o dia. Aliás, é uma realidade que muitos já atuam na área, buscando o certificado através dos estudos.
Para quem vem do 9º ano, estudam pela manhã das 7:00 às 12:20 horas e à tarde, das 13:00 h às 18:00 horas, por causa da quantidade de horas que o curso exige.
Blog - Quando o aluno escolhe fazer um curso técnico, isso traz vantagens quando opta por continuar os estudos numa faculdade?
Alunos votam em representantes para o Colegiado |
Mas o que se observa é que esse aluno por estar no ensino técnico profissional assume uma responsabilidade maior, e mesmo tendo uma quantidade de aulas menor, aproveita melhor os conteúdos pelo seu melhoramento na postura.
Isso leva a pensar que o aproveitamento para uma faculdade será maior também, até por conta da maturidade que chega mais cedo. É lembrada sempre essa questão do profissional, que no ensino médio não o é.
No ensino profissional não, ele é avisado sobre isso todos os dias, aumentando a sua responsabilidade e provavelmente o aproveitamento no vestibular. Alem do que já terá um direcionamento para que curso pretenda fazer.
Blog - Durante os estudos no ensino médio, muitos estudantes começam a trabalhar durante o dia e estudar à noite. Você acha que isso traz consequências negativas em longo prazo, principalmente em relação à assimilação dos conteúdos?
Jairo - A dinâmica do curso da noite é diferente, porque os alunos vêm cansados após um dia de trabalho. Mas isso lhes propõe uma motivação maior, pois sabem qual é o caminho que devem seguir.
Essa motivação compensa o cansaço. No ensino técnico profissional noturno não percebemos nenhum prejuízo ainda. O aproveitamento está no mesmo nível do alunos diurnos.
Jairo - Temos alunos no ensino técnico que os pais foram no posto de matrícula e o incluíram no curso. Muitos não tinham idéia do curso.
Então é importante, para que não se arrependa depois, que considere o histórico de interesses. Isso também acontece na faculdade, já que freqüentemente no final descobre que não era aquilo que queria.
No início do ano fazemos uma semana de conhecimento do curso, que é um momento de observar se o aluno tem ou não habilidade para aquela área. Esclarecendo quais são as áreas de aplicação, quais as perspectivas de emprego, ou o que a região oferece.
Os cursos oferecidos dão a opção de trabalhar num eixo que tem vários caminhos, então quando esse mercado de trabalho ficar saturado, por exemplo Enfermagem, podemos oferecer Análises, Laboratório ou Radiologia, sem precisar mexer na estrutura da escola ou na aprovação do curso.
Essa questão do trabalho está muito presente na escola, e muitos alunos escolhem sem levar em conta a questão da habilidade, até porque, infelizmente, alguns não podem, por questão financeira, darem ao luxo de escolher aquilo que realmente queria.
Porém, no futuro, ele poderá fazer isso já trabalhando por conta do curso técnico, e vai poder escolher e pagar o curso que ele se interessar.
Blog - O Estado abriu concurso para professores este mês. Como os cursos técnicos serão beneficiados com essa atitude?
Jairo – Nós temos dificuldades com professores para o ensino técnico, porque é algo novo na região. O Estado ainda está se estruturando para o curso técnico porque era oferecido na rede federal.
Nesse concurso não estão previstas vagas para o técnico, mas existe a promessa para o início do ano que vem haver concurso para a contratação de professores para nível técnico.
Então para as disciplinas de ensino regular nós vamos ter professores, mas para as disciplinas técnicas não teremos.
Blog - Obrigado, Jairo. Tem mais alguma coisa que você gostaria de falar para os alunos que estão acompanhando o blog?
Jairo – No final de dezembro devemos abrir inscrições para ensino técnico no estilo pós-médio. Essas inscrições são feitas no site da Secretaria de Educação do estado da Bahia. Só entra no pós-médio quem participa dessa primeira fase de inscrição. Após inscrito no sistema, haverá um sorteio eletrônico em Salvador para escolher os alunos. Para o ensino médio regular e técnico diruno essas matrículas serão feitas em meados de Janeiro.
Raquel, Jairo e Maria Cristina |
E convido os alunos do 9º ano egressos do município fazerem uma avaliação, podendo conhecer a escola, conversar conosco e verificar o que a escola tem nesse momento para oferecer.
0 Comentários:
Postar um comentário
Comente este tópico!